vencer o medo

8 Dicas Para Vencer O Medo E Realizar Seus Projetos

Sendo um estímulo de autopreservação, o medo nos ajuda a identificar ameaças para a partir dessa reação e se proteger. É claro que uma das maneiras de reagir ao medo é fugir ou evitar, mas essa decisão não é a mais adequada, já que vencer o medo é o caminho para alcançar o sucesso.

É normal ter aquela pequena desconfiança de que algo pode estar errado. Por meio dela podemos criar métodos mais elaborados de planificar e buscar formas de resolver problemas. Ela não pode, porém, ser impeditiva e fazer com que as próximas decisões sejam travadas.

É por causa disso que uma das melhores maneiras para conseguir superar medos é enfrentá-los. Para te ajudar, trouxemos 8 dicas para vencer o medo e realizar seus projetos.

CRIE UM PLANO DE AÇÃO

Se você tem insegurança em relação à efetividade e aplicação de seu projeto, talvez você esteja apenas olhando apenas para o resultado do seu planejamento.

Afinal, temos o hábito de olhar apenas para o resultado das outras pessoas, esquecendo que houve ali um processo antes de chegar no resultado.

A dica aqui é dividir a realização de seu projeto em partes menores e executáveis. Assim, conforme você for avançando, a motivação vai te ajudar a permanecer executando.

EVITE O PERFECCIONISMO

O perfeccionismo pode ser bem interessante em situações que possuem muitos detalhes e precisam de uma atenção maior.

Entretanto, em excesso pode acabar desenvolvendo medo e insegurança, fazendo com que a pessoa acredite que ela não tenha capacidade de concretizar nenhum projeto.

Para casos como esses a máxima “melhor feito do que perfeito” está certa. Às vezes conseguir concluir uma ação é melhor do que reclamar que não tem competência para executá-la de maneira perfeita.

VISUALIZE SEUS OBJETIVOS

Entender que os desafios e medos a serem superados são degraus que te levam ao sucesso é um passo importante para se livrar do que faz você suar frio.

Então, quando pensamentos negativos te importunarem, lembre-se de manter o foco e buscar em seus objetivos a motivação para continuar o esforço.

Um bom exercício é fechar os olhos e se imaginar na posição desejada, em sua viagem, administrando sua empresa, estudando etc. Para que seja mais fácil realizar essa visualização é possível fazer quadros com fotos de seus objetivos e preencher o ambiente com eles.

REFLITA RACIONAMENTE

No momento de superar nossos medos, podemos pensar que eles são maiores ou mais fortes do que nós. Se a situação caminha para um lado mais negativo é pior ainda.

Há pessoas que sempre imaginam o quão ruim uma situação pode se desdobrar e isso atrapalha elas a fazerem até mesmo coisas corriqueiras.

Mas, em momento de decisões impactantes, é preciso pensar com um empenho mais racional e entender se seu medo está indicando algo que realmente apresenta alguma ameaça.

Se for difícil realizar esse exercício sozinho, peça ajuda a um amigo para auxiliar a julgar ou dar conselhos nesse momento.

 Lembre-se: quanto maior e mais difícil parecer o desafio, maior será o resultado no final. Superar seu medo é o caminho para seu sucesso.

MUDANÇA DE POSTURA

Outra dica que está mais próxima do que parece é observar como está sua atual postura. Como será que seu corpo está se comunicando com o mundo?

Pessoas com menos confiança tendem manter a postura mais fechada, com ombros caídos e cabeça baixa. Enquanto pessoas com mais segurança são altivas e mantem-se olhando na linha do horizonte.

Mas a postura não somente diz sobre como está nosso estado de espírito. Nossa postura também é capaz de influenciá-lo. Então, se você quer ser uma pessoa mais confiante, reconheça qual postura te dará essa sensação.

Às vezes pode ser levantando o peito, andando de maneira mais despojada, mantendo o queixo mais alto. Reconheça e pratique!

PERCEBA AS FALHAS COMO OPORTUNIDADES

Um dos maiores medos é o do fracasso. O medo de ser alvo de críticas e não conseguir atingir objetivos é muito frequente também.

Só que é possível encarar essa situação em uma nova ótica. Pense que cada um dos seus erros também estão te ensinando algo. E vale a pena fazer um esforço para entender que cada experiência ruim, na verdade, faz parte de um aprendizado.

Lembra quando falamos que seu sonho pode ser como uma escada e que você precisa subir degrau por degrau? Então, as falhas são níveis que podem ser muito frutíferos se você escolher aprender com elas e não reagir de maneira negativa.

Os cientistas precisam se dedicar a diversas tentativas até que um experimento dê certo. Alguns consideram mesmo os resultados pouco produtivos como relevantes, já que eles indicam um caminho que não deu certo, ou que precisa ser melhorado. Tente replicar isso ao desenvolver seu projeto.

VEJA O LADO POSITIVO

Se você pensa que seu projeto não possui nada de aproveitável, ou que é impossível de ser realizado, você está apenas utilizando uma perspectiva pessimista.

Faça um esforço para entender as partes positivas dele, entenda quais são as ferramentas que você já tem e foque-se em utilizá-las a seu favor.

Tentar encarar os fatos sob uma perspectiva positiva poderá dar um animo para seu projeto e superar de vez medos sem fundamento.

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

Na maior parte das vezes, o que pensamos ser algo extremamente perigoso ou arriscado é só mais uma parte da jornada a ser percorrida.

Acontece, porém, que com o passar dos anos e a partir da criação que tivemos podemos ter tendências ao medo de coisas que podem ser superadas.

O modo como fazemos afirmações e nos comunicamos também pode ou não ser propulsor de medo e limitações. Por isso que é importante entender seu mindset e como sua mente costuma enfrentar os desafios.

A PNL Sistêmica, ou Programação Neurolinguística Sistêmica é uma ferramenta de destaque para conseguir desfazer essas linhas de pensamento negativas e fornecer técnicas que te ajudem a ter mais confiança e segurança.

Pensar sobre a própria linguagem e sobre si pode ser a chave da mudança. E é isso que a PNL se propõe: fazer você se tornar quem precisa ser para realizar seus sonhos.

A PNL Sistêmica oferece as melhores ferramentas para vencer o medo e realizar seus projetos. Se você está em busca de um caminho validado para vencer seus medos e finalmente realizar seus projetos, solicite meu contato ou fale comigo pelo WhatsApp para saber mais sobre meus atendimentos e formações.