inteligencia espiritual

5 Razões porque inteligência espiritual é essencial em tempos desafiadores

A Inteligência Espiritual pode ser a divisora de águas na sua vida. Mas embora o termo seja recente, o conceito já é praticado desde a antiguidade.

Notamos as mudanças que o isolamento social está provocando em nossas vidas. E no mundo. Da mesma maneira que muitas atividades passaram a ser realizadas à distância, outras mostraram não ser tão necessárias como pensávamos.

A própria BBC recentemente lançou uma matéria mostrando como o clima e o meio ambiente têm se recuperado devido a parada nas emissões de gases poluentes e químicos tóxicos nos rios.

A pergunta que mais intriga os cientistas: é até quando? Será que voltaremos ao mesmo ritmo de antes? Ou será que nos tornaremos seres humanos melhores depois dessa experiência?

Para conseguir ter sensibilidade e força de vontade, contribuir com o outro e com o mundo, é essencial ter Inteligência Espiritual. É sobre ela que falarei com você neste artigo.

Leia também Como Ser Um Líder De Sucesso Com A Ajuda Da Pnl

 

O que é Inteligência Espiritual?

A espiritualidade é a capacidade encontrar bom fundamento nas nossas ações. É ter  propósito e cooperar com a vida de outras pessoas de maneira generosa.

Então, não confunda com religiosidade.

Essa qualidade também diz respeito à capacidade de se entender como parte do todo, com tudo que está a sua volta. E perceber que você é peça fundamental em todos os processos, principalmente na melhoria dos sistemas que vive (família, empresa, sociedade).

O conceito dessas inteligências veio com Howard Gardner, nos anos 80, e ajudou a concretizar a ideia de Quociente Intelectual: o QI.

Contudo, analisar esse fator de maneira isolada acabou caindo no desuso quando Daniel Goleman trouxe a teoria da Inteligência Emocional.

Essa conseguiu abranger temas esquecidos, sobre como reagimos diante de diferentes situações. E, principalmente, como compreendemos nossas emoções de modo a nos tornarmos pessoas melhores.

A inteligência espiritual é a mais recente descoberta no campo do autodesenvolvimento.

Ela é abordada em modelos apresentados por Gregory Bateson e foi adaptada por Robert Dilts para a realidade da PNL.

 

A Inteligência Espiritual os níveis neurológicos

Para compreender melhor o que é a Inteligência Espiritual é importante entende-la no contexto dos níveis neurológicos de aprendizagem.

Os níveis neurológicos fazem parte das diversas ferramentas da PNL Sistêmica. Criada por Robert Dilts e Todd Epstein, ela pressupõe que nós nos relacionamos com a vida a partir do nível que estamos.

Os níveis neurológicos se iniciam no nível do ambiente e terminam no nível espiritual, sendo que cada nível está vinculado a uma esfera de sua vida. Vejamos cada um deles:

 

Ambiente

Está vinculado a como seu entorno influencia em suas ações.  O psicólogo Frederic Skinner previa isso em 1957, em seu trabalho “Schedules of Reinforcement”.

Ele mostrava por meio de experimentos que o comportamento poderia ser alterado à medida que o indivíduo se relacionava com o ambiente a sua volta.

Ou seja, que as pessoas são sim fruto do meio que estão.

 

Comportamento

É a forma como você se comporta diante de determinadas situações. Quando estamos nesse nível começarmos a perceber nossos comportamentos, positivos e negativos. Mas ainda faltam recursos para mudá-los.

 

Capacidades

Eu falei sobre Noam Chomsky no artigo sobre o surgimento da PNL, mas o autor também é importante quando pensamos em competência e desempenho.

A competência diz respeito à capacidade, ao “como?”, ao meu repertório para determinada atividade.

Neste nível passamos a adquirir as capacidades necessárias para modificar nossos comportamentos, internos e externos. Porém ainda de forma superficial, já que não percebemos que esses comportamentos são o reflexo de nossas crenças.

 

Crenças

Todos temos crenças de várias naturezas. Elas geralmente nos são passadas de maneira inconsciente e influenciam totalmente nossas vidas. Como quando vemos nossos pais rezando antes do almoço, internalizamos que precisamos fazer esse ritual e sentimos culpa quando não fazemos.

Quando estamos nesse nível começamos a perceber que temos diversas crenças limitantes, ou sabotadoras. Que nos impedem de avançar e realizar o que desejamos para nossas vidas.

Porém, ainda não sabemos o que fazer para lidar com elas. É aí que precisa acessar o nível da identidade.

 

Identidade

Nossa identidade é a nossa noção de “EU”, de quem realmente somos. É nesse nível que nos reconhecemos e aprendemos a gostar de quem somos.

E é aqui que, ao nos reconhecer, conseguimos os recursos que precisamos para mudar as crenças que nos limitam.

Porém, ainda no nível individual.

 

Espiritual

Depois de desbravar todo esse caminho para a evolução, chegamos ao nível espiritual.

É nele que encontramos nosso propósito maior, aquele que nos dá sentido e nos faz levantar de manhã com entusiasmo.

Além disso, é nesse nível que entendemos que não estamos sozinhos e que todas as nossas escolhas afetam os sistemas nos quais vivemos, como família, empresa, vizinhança, sociedade etc.

 

Assim, a Inteligência Espiritual tem se tornado cada vez mais importante e necessária nos tempos atuais. Ainda mais em tempos tão desafiadores como os que vivemos.

Mas se ainda não está claro porque é tão importante que você trabalhe sua Inteligência Espiritual, vou apresentar 5 razões que irão te convencer com certeza:

 

5 Razões por que inteligência espiritual é essencial em tempos desafiadores

 

1.    A Inteligência Espiritual nos ajuda a ver além das dificuldades

Com a “infoxicação” que ocorre atualmente, isto é excesso de informação, tem sido difícil para as pessoas acreditar que as dificuldades são passageiras.

A Inteligência Espiritual nos permite ver além do imediato, fazer uma análise que leve o todo em consideração.

Estamos o tempo inteiro lidando com limites e com nossos medos e superando. Manter a fé e a espiritualidade é melhor caminho para chegar ao final das barreiras com equilíbrio e tirar aprendizado das experiências.

 

2.    Desenvolver mais empatia com o outro

São incontáveis as vezes em que ficamos no nosso casulo e nos tornamos egoístas. Acreditamos que tudo tem que estar voltado para nós mesmos, que os resultados precisam ser imediatos.

Ter a noção de que o trabalho em conjunto é fundamental para superar crises é a saída para evitar as armadilhas do ego.

Suas ações nunca são um fim em si mesmas, ou tem como objetivo apenas seu conforto, mas atingem todos a sua volta.

O momento atual nos lembra bastante do efeito borboleta. Ele diz que as batidas das asas de uma borboleta aqui podem formar um furacão do outro lado do mundo.

Assim, pensar com mais sensatez nas nossas ações traz benefícios para todos.

 

3.Ter relações saudáveis e duradouras

Quando eu encontro o meu propósito e trabalho em função dele, é natural que eu encontre pessoas alinhadas comigo ao longo da minha jornada.

É como a máxima que diz que “energia positiva atrai energia positiva”. Com essa clareza de pensamento, as relações que procuramos deixam de ser mediadas pelo interesse ou por segundas intenções e passam a ser colaborativas.

Ou seja, eu procuro entender o que eu posso somar ao próximo ou ele a mim como forma de criar um cenário melhor.

 

4. Sair do Efeito Platô

O Efeito Platô designa o estado em que uma pessoa deixa de ter resultados, e que pode até ter a impressão de estar regredindo.

Quem tem Inteligência Espiritual consegue sair desse estado com mais facilidade, pois entende que seu percurso levará a um propósito maior e continua seu aprendizado e desenvolvimento pessoal.

 

5. Estar bem consigo e com o seu entorno

Nós vimos que a Inteligência Espiritual está no topo dos níveis neurológicos. Não é por acaso que eles são esquematizados em cadeia.

Geralmente, quando alguém melhora suas habilidades em níveis mais superiores, todos os níveis abaixo deles são beneficiados.

Então, desenvolver sua Inteligência Espiritual trará mudanças na sua Identidade, Crenças, Capacidade, Comportamento e Ambiente.

 

Inteligência Espiritual: como desenvolver?

Agora que você já sabe que trabalhar sua Inteligência Espiritual é o melhor caminho para se desenvolver como pessoa e profissional, te convido para conhecer a formação em Practitioner em PNL Sistêmica.

Ela é o primeiro passo na sua jornada através dos níveis neurológicos. Nela você vai aprender técnicas e ferramentas para mudar todos aqueles comportamentos que travam a sua vida. Sejam eles internos ou externos.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre os cursos.

Leave a reply